Petrobras anuncia contratação de 1.780 novos empregados em 2025

A Petrobras anunciou a contratação de 1.780 novos empregados em 2025. Os profissionais foram selecionados por meio de um Processo Seletivo realizado em 2024, voltado para cargos de nível técnico em vagas do cadastro de reserva. Já no primeiro semestre de 2025, mais de 700 candidatos serão convocados, com as chamadas iniciadas na quarta-feira, 29 de janeiro.
“A chegada de novos empregados à companhia é motivo de grande satisfação. Tenho certeza de que esses profissionais, convocados ao longo de 2025, serão fundamentais para impulsionar novos projetos de investimento, que desenvolveremos em diversas áreas da Petrobras nos próximos anos. Nosso compromisso é com o crescimento da empresa e o desenvolvimento do país”, afirmou Magda Chambriard, presidente da Petrobras.
A maioria dos novos admitidos será direcionada para as áreas de Processos Industriais e Exploração e Produção. O processo seletivo reserva 20% das vagas para pessoas com deficiência e 20% para pessoas negras.
As oportunidades estão distribuídas em diversas regiões do país. No Nordeste, os municípios contemplados são Ipojuca (PE) e Recife (PE). Já nas regiões Sul e Sudeste, as vagas serão destinadas a Betim (MG), Belo Horizonte (MG), Cubatão (SP), Duque de Caxias (RJ), Itaboraí (RJ), Macaé (RJ), Mauá (SP), Paulínia (SP), Rio de Janeiro (RJ), Santos (SP), São José dos Campos (SP), São Paulo (SP), Vitória (ES), Araucária (PR), Canoas (RS), Porto Alegre (RS) e Curitiba (PR). O cadastro de reserva tem validade até 17 de dezembro de 2025, podendo ser prorrogado por mais 18 meses.
Esses 1.780 novos empregados se somam aos cerca de mil profissionais contratados pela Petrobras ao longo de 2024.
As contratações fazem parte da estratégia da estatal para expandir seus investimentos em diversas regiões do Brasil. O Plano de Negócios da Petrobras para o período 2025-2029 prevê mais de 11 bilhões de dólares em investimentos, com potencial para gerar mais de 315 mil empregos diretos e indiretos nos próximos cinco anos. O plano inclui projetos rentáveis de exploração e produção, modernização do parque industrial, transição energética e sustentabilidade.